domingo, 23 de agosto de 2015

Acidentes com Taturanas






BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
Barra Velha e São João do Itaperiú SC







 


As taturanas costumam aparecer em arvores nativas e frutíferas. é preciso cuidado ao colher frutos ou manusear folhas e gravetos, lembrando sempre que o uso de luvas evita o acidente. Atenção especial deve ser dada ás crianças que costumam subir em arvores e colocar as mãos nas taturanas.

O que acontece quando alguém se acidenta 

Qualquer que seja o tipo de taturana, o contato com as cerdas pontiagudas faz com que o veneno contido nos espinhos seja injetado na pessoa. A dor na maioria dos casos é intensa, do tipo queimação. Pode aparecer inchaço, vermelhidão e íngua. Um tipo de taturana, conhecida como Lonomia, pode causar,alem das alterações no local do contato, alteração de coagulação sanguínea, sangramento em gengiva, urina e outras regiões do corpo. Raramente pode complicar  com parada de funcionamento dos rins (insuficiência renal) ou sangramento intenso.

Lonomia obliqua

Primeiros socorros

Lavar bem o local  com água corrente e fazer compressas frias com água e gelo aliviam a dor na maioria dos casos.

Assim como nos outros acidentes, não  adianta colocar sobre a queimadura nenhum produto químico ou orgânico (cafe, folhas, pasta de dente, gasolina etc).

Levar a taturana para identificação da especie ajuda a distinguir a Lonomia das outras lagartas, pois  neste caso, pode ser necessário o uso de soro para neutralizar o efeito do veneno.

Chame os Bombeiros 

Para evitar acidentes com taturanas devemos seguir alguns cuidados

Tomar cuidado ao tocar em troncos de arvores e plantas no jardim;

Verificar se existem folhas roídas na copa, casulos e fezes de lagartas no solo;

Usar luvas de borracha quando manusear plantas.



Lembramos a população de Barra Velha e São João do Itaperiú SC, que o Núcleo de Proteção Ambiental (NPA), dos Bombeiros Voluntários atende este tipo de Emergência Resgatando Animais Peçonhentos e Venenosos que estejam causando risco a população pedimos aos cidadãos que não tente matar ou capturar estes  animais, nos comunique da presença deles e iremos Resgata-los. Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) possui pessoal Treinado e Qualificado para este tipo de Ocorrência.

Se você for picado por qualquer animal peçonhento, chame o Corpo de Bombeiros.

Tel: de Emergência 34460000
José Roberto Cruz
Chefe - Núcleo de Proteção Ambiental NPA


fonte
Instituto Butantan SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário